Identidade
O Colégio CCG na Maia é um estabelecimento de educação e ensino particular, dotado de autonomia pedagógica, que iniciou a sua atividade a 1 de setembro de 2008, sob a designação Colégio Central de Gueifães. Após a ampliação das suas instalações em 2014, o colégio assumiu a sua identidade enquanto escola especializada na faixa etária 0-12, formando, educando e ensinando crianças desde o nascimento até à entrada na adolescência. A partir dessa data, a oferta educativa que abarcava as valências da creche, pré-escolar e 1.º ciclo passou a disponibilizar também o 2.º ciclo do ensino básico. Considerando que no ano anterior, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, a freguesia de Gueifães fora extinta, decidimos assumir oficialmente o nome que comumente era utilizado pela comunidade educativa – Colégio CCG.
Consideramos que a educação de base oferecida no CCG potencia que as suas crianças e os seus alunos concebam com ambição e concretizem os seus projetos e sonhos, capacitando-os com uma panóplia de Saberes solidamente enraizada e cultivem diariamente uma forma diferenciadora de relacionamento com o mundo. Para atingir este desiderato, seguimos um modelo de trabalho rigoroso e inovador, alicerçado em laços de afeto, promovendo um conjunto variado de atividades 2 e competências junto de todas as crianças e alunos. Esta diversidade de experiências, que desenvolve o autoconhecimento e permite que cada um encontre projetos nos quais se sinta realizado, segue a missão do CCG desde 2008 de desenvolver plenamente o potencial de cada criança. Acreditamos que é nesta fase da vida, até à entrada na adolescência, que apreendemos de forma mais natural e sistemática uma série de características emocionais e sociais, aprimorando o modo de relacionamento com o outro e adequando as atitudes ao contexto, moldando cidadãos íntegros e determinados, cooperantes e empáticos.
Na senda de antecipar os desafios do Amanhã, o CCG oferece uma formação abrangente, que privilegia quatro principais pilares: científico-linguístico, tecnológico, físico-motor e artístico. Neste contexto, em 2019, o lançamento do Projeto BYTE – Build Your Technological Element agrega todo o trabalho desenvolvido no colégio, representando a confluência das competências trabalhadas autonomamente no currículo CCG.
Na medida em que é um projeto orientado para o Futuro, que convoca a exploração de recursos tecnológicos de última geração, o Projeto BYTE altera o paradigma da educação no colégio, que sendo mais apelativa e desafiadora, atribui aos alunos a liberdade e a responsabilidade dos seus projetos e aprendizagens. Todavia, o CCG procura conservar nas suas crianças um núcleo de valores humanos, construindo um equilíbrio com o recurso à tecnologia e, sobretudo, reconhecendo que a rápida propagação dos meios tecnológicos significa que o nosso valor diferenciador no mundo residirá também nas qualidades humanas, desde a inteligência emocional e o espírito crítico até à capacidade de colaboração em equipa e a plasticidade intelectual.
O domínio confiante da língua inglesa é não só instrumental às restantes componentes do currículo do colégio, nomeadamente ao trabalho em projeto, como também tem uma autonomia pedagógica multidimensional pela importância que desempenha atualmente num mundo globalizado e agregador. Esta aprendizagem no CCG inicia-se aos 3 anos de idade, reforçada gradualmente em termos de carga horária e de metodologia de trabalho ao longo do percurso no colégio, desenvolvendo de forma integrada as várias vertentes de aprendizagem de uma língua. Estas competências são ainda aprofundadas através da introdução de disciplinas autónomas de compreensão oral e de conversação em inglês a partir do 1.º ciclo do ensino básico. Em complemento, o ensino do alemão como segunda língua estrangeira é uma oferta extracurricular no colégio.
Esta configuração das ofertas educativas implica reconhecer que os recursos humanos são determinantes, não só para operacionalizar esta conceção de educação, como também estruturam de forma central as relações de afetividade com cada criança, pelo que a equipa do Colégio CCG é constituída por profissionais científica e pedagogicamente muito competentes, dotados de uma formação sólida e atualizada, com qualidades humanas que lhes permitem aportar valor às relações de guarda, educação e empatia que estabelecem quotidianamente com as crianças. De modo indissociável, a relação de que se estabelece com a família, que é convocada para ser elemento ativo e participativo, potencia os resultados obtidos, num clima de colaboração, respeito e confiança. O colégio dinamiza uma panóplia de ações para que os pais tenham a possibilidade de acompanhar de forma próxima a vida dos filhos, as aprendizagens realizadas e comunicar de forma fluída com os agentes educativos que os acompanham.
Ambicionamos marcar a diferença através da nossa paixão e, porque as nossas expetativas em relação a nós próprios e às nossas crianças e alunos são sempre elevadas, não esmorecemos perante dificuldades e canseiras, mantendo-nos sempre fiéis aos nossos princípios.
Cada criança será sempre tratada como um indivíduo com direitos e deveres próprios da sua idade, num local onde jamais será anónima. A singularidade de cada criança é uma fonte de inspiração para todos os profissionais do CCG e uma força motriz para a nossa missão de educar e formar pessoas competentes, curiosas e dinâmicas, proporcionando-lhes contextos que desenvolvam plenamente o seu potencial, para que se tornem adultos mais realizados e mais felizes!
A Direção do Colégio CCG