Operacionalização
A designação Projeto BYTE – Build Your Technological Element remete inequivocamente para uma atitude construtiva do saber e da tecnologia por parte do aluno, no qual os jovens não se limitam a ser meros consumidores de tecnologia, mas possam ser verdadeiros agentes de evolução e construtores desse progresso tecnológico.
A implementação do Projeto BYTE não apenas como disciplina, mas como filosofia subjacente a todo o trabalho desenvolvido na escola, permitirá aos alunos assumirem com brio um papel proativo e responsável na construção das suas aprendizagens. Para dar forma a este objetivo, é necessário continuar a adotar uma metodologia de trabalho de projeto (já iniciada na educação pré-escolar) que promova nos alunos competências de pesquisa, de reflexão crítica, de mobilização de conhecimentos e de comunicação.
Recursos do Projeto BYTE - Build Your Technological Element
Para concretizar os objetivos definidos para o Projeto BYTE é necessário mobilizar um conjunto diversificado de recursos ao nível de espaços, equipamentos e materiais. É, neste âmbito, que os alunos irão desenvolver os seus projetos no Espaço BYTE, com recurso a tablets e manuais interativos, computadores portáteis e quadros interativos Smart Board da última geração, dotados de alta resolução, conectados a dispositivos móveis com conteúdos e software pedagógicos.
Apesar de o Colégio CCG proporcionar aos seus alunos a utilização de uma diversidade de recursos tecnológicos, estes continuarão concomitantemente a usar as suas capacidades grafo motoras através da utilização do caderno diário, dos manuais de reforço de aprendizagens em papel e da consulta de bibliografia em formato físico, numa ótica simbiótica de equilíbrio entre uma visão tecnológica e uma visão humanista do mundo, num esforço permanente de medir a linha ténue que separa estes dois domínios.
Avaliação do Projeto BYTE - Build Your Technological Element
A avaliação é parte essencial na implementação deste projeto cuja pertinência e mais-valias reais são monitorizadas pelos agentes educativos, assumindo uma dimensão formativa e constituindo-se com um elemento regulador do processo de ensino-aprendizagem. Nesta dinâmica, destacam-se: