1º Ciclo de Ensino Básico
O 1º Ciclo do Ensino Básico remete, até pela sua designação, para o começo de algo que será, por um lado, cíclico e, por outro, a base de um processo educativo longo e que se deseja promissor.
Na verdade, é nesta fase que a criança passa a assumir um novo papel na sua vida – o de aluno, ao ingressar, pela primeira vez num nível de ensino que, por ser obrigatório, lhe exige uma responsabilização crescente, feita à medida que também as suas capacidades se ampliam e diversificam.
Acompanhando e respeitando as Metas de Aprendizagem/Curriculares emanadas pelo M.E.C. para cada nível de ensino, o aluno vai sendo sujeito, ao longos dos quatro anos que perfazem este ciclo, a situações de aprendizagem diversificadas e significativas, num ambiente que se pretende que seja dinâmico, construtivo e desafiante e que permita explorar, potenciando, as competências em que cada um se destaca.
Não obstante o regime ser de monodocência, tendo no professor titular a figura central do professorado, o 1º C.E.B. funciona já com uma equipa de docentes em que professores das áreas específicas, tais como a tecnológica, físico-motora, musical e inglês, asseguram a lecionação das aulas, garantindo-se, desta forma, uma inquestionável qualidade acrescida das mesmas.
Tendo por base a matriz curricular definida para o 1º ciclo do ensino básico, os programas e as metas curriculares emanadas pelo Ministério da Educação e Ciência, as ofertas do CCG visam complementá-las, ajustando-as ao seu projeto de escola, com as seguintes Ofertas Formativas para o 1º C.E.B. (1º ao 4º ano):
*3 blocos semanais a partir do 3º ano, incluindo um de "Conversation Class"
**oficinas de motricidade, artes, escrita e cálculo